Sobre o blog

Vida de ponto-e-vírgula: o modo de vida assim nomeado define-se negativamente: não é ponto, mas também não é vírgula. A vírgula alterna as coisas com muita rapidez. O ponto final é sisudo, sempre encerra períodos! Bem melhor ser ponto-e-vírgula: uma pausa que não é definitiva, e uma retomada que sempre pode ser outra coisa...



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Chegando ao Ponto

No próximo dia 4 de junho, a partir das 18 horas, o ILTC – Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência –, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Educação inauguram, na Casa de Cultura de Euclides da Cunha (Rua Maria Zulmira Torres, s/nº), em Cantagalo, o Ponto de Cultura "Os Serões do Seu Euclides". O Ponto desenvolve atividades, desde a sua aprovação, em novembro de 2010. De lá para cá, desenvolveu ações, tais como o Ciclo de Debates com Educadores – Euclides na Sala de Aula, a inauguração da Cordelteca Madrinha Mena, e a Campanha de arrecadação de livros  infanto-juvenis para trabalho educativo com crianças e jovens desabrigados e a recomposição de acervos de escolas de Nova Friburgo, destruídos pelas chuvas de janeiro. Em maio, foi concluído o processo de aquisição de mobiliário, equipamentos e material de consumo, conforme aprovado no edital da Secretaria de Cultura do Estado, permitindo, agora, o seu pleno funcionamento.


Da programação do ato inaugural constam a primeira sessão de cinema do “Cineclube da Cunha”, com a exibição do documentário "O Mão de Luva", de Sílvio Coutinho, que trata do lendário bandoleiro que teria se instalado na região e que seria responsável por atrair a atenção dos portugueses para a colonização do local, dando origem a Cantagalo. Esse documentário, produzido com o apoio da Prefeitura de Cantagalo, foi exibido no início deste ano na TV Brasil. Logo após a exibição, haverá um debate sobre o tema do filme, com convidados. A noite será encerrada com o sarau "Os Serões e os Sertões de Euclides da Cunha", organizado pelo Curso de Letras da Universidade Estácio de Sá.

De acordo com os coordenadores do projeto "100 Anos sem Euclides", os professores Anabelle Loivos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Luiz Fernando Conde Sangenis, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o novo Ponto de Cultura pretende resgatar a memória euclidiana e ressaltar o patrimônio material e imaterial que a obra do escritor faz circular, em manifestações artístico-culturais e ações interdisciplinares. “Esse Ponto de Cultura dará uma contribuição importante ao fomento cultural de Cantagalo e da região ao oferecer ações culturais de qualidade a diversos públicos”, destaca Anabelle Loivos.

Segundo Luiz Fernando Sangenis, o Ponto de Cultura também está comprometido com o tratamento da história e da memória de Cantagalo. Todas as terças-feiras, serão desenvolvidas oficinas de arte com turmas de alunos do 1.º ao 9.º ano das escolas municipais, estaduais e particulares de Cantagalo. Além dos temas euclidianos, as oficinas proporão às crianças temas referentes à identidade de Cantagalo. A maior parte das atividades será sediada na Casa de Euclides da Cunha, administrada pela Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), órgão da Secretaria Estadual de Cultura, em Cantagalo.

Rick Azevedo, gestor cultural do Ponto, destaca que a ideia é instituir atividades como: cursos, oficinas, mesas-redondas, eventos culturais, saraus lítero-musicais, contação de histórias, cineclube, manutenção de espaço virtual na internet e outras ferramentas de divulgação e acesso ao patrimônio cultural local, de modo que a comunidade seja cada vez mais atraída à Casa de Euclides da Cunha, um dos poucos equipamentos culturais da cidade. O desafio do projeto, conforme explica Anabelle Loivos, está na proposta de formar novas gerações com um sentimento de pertencimento à comunidade, através da história e da memória de outros cidadãos que marcaram seu tempo, tendo em Euclides da Cunha sua figura emblemática.

Nenhum comentário: